Monday, June 4, 2007

Qual a bebida ideal?

Tanto temos falado de bebidas... mas afinal qual é a bebida ideal?

Sem dúvida alguma que é... a água!


Bebida sem calorias, nem inconvenientes.


É ela que permite aos nutrientes chegarem ao seu destino, entre muitas outras funções.


Devemos beber entre 1,5L e 3L de água por dia.


Quando temos sede é porque o nosso corpo já está com falta de água. Não devemos esperar que isso aconteça, bebam mesmo sem sede (tendo um cuidado especial com os idosos e as crianças que, por vezes, nem se apercebem que estão com sede).

Thursday, May 31, 2007

As bebidas alcoólicas também têm calorias!

Pois é, as bebidas alcoólicas têm calorias,... e não são poucas.

Quanto mais álcool tiver uma bebida, mais calorias tem.
Atenção: não esquecer que estes valores calóricos correspondem a volumes diferentes

Agora multipliquem estes valores pelo número de copos que bebem numa noite...

Monday, May 28, 2007

Curso de Vinhos do Porto


"O vinho é como a arte. Podemos simplesmente gostar e para isso só precisamos do nosso julgamento, ou podemos apreciar e para isso precisamos de conhecimento."





Christovão de Oliveira Junior




Fica a sugestão de um curso de Vinhos do Porto, na "Velha-a-Branca", um Estaleiro Cultural na cidade de Braga.

"Nas margens de um rio de oiro crescem as cepas que dão origem ao vinho mais emblemático de Portugal, o Vinho do Porto. Venha desfrutá-lo e saboreá-lo connosco viajando pela cultura e história da primeira Região Demarcada do mundo, o Douro."


Monday, May 21, 2007

Nova forma de beber sumo... directamente da fonte!!!




Beber sumo é uma excelente opção e enquanto bebe um sumo natural, não está a beber refrigerantes ou outros líquidos menos saudáveis.
Surgiu uma simples peça chamada Juiceator, que permite beber directamente dos citrinos quantas vezes desejar! Basta espetá-lo na fruta e ir espremendo, que o sumo sobe até si.





Vantagens do Juiceator:
-não é preciso cortar nem descascar
-não é preciso copo para beber o sumo
-não perde tempo a prepará-lo
-fácil de lavar
-é uma opção ecológica: a casca da laranja é biodegradável, contrariamente às latas dos refrigerantes e ao vidro das garrafas
-é uma óptima solução para uma merenda rápida

Já não há desculpas para não consumir laranjas :)

Monday, May 14, 2007

O vinho à refeição é recomendável? Só o vinho tinto?

O vinho possui uma longínqua importância histórica e religiosa e remonta a diversos períodos da humanidade. E quanto à sua importância para a saúde?


O etanol (álcool) possui um efeito protector das doenças cardiovasculares, mas só até determinadas doses e se consumido regularmente.

O efeito protector poderá, eventualmente, ser mais acentuado no caso do vinho tinto devido ao seu teor em antioxidantes.
Consumindo mais de 2 copos pequenos/dia de vinho no caso dos homens e mais de 1copo pequeno/dia nas mulheres observa-se o efeito oposto.
Logo, até pode ser recomendável o seu consumo, mas não mais do que a ingestão máxima admissível/dia.
Caso começando a beber não se conseguir conter, mais vale beber somente... água.

Thursday, May 3, 2007

Águas Pedras Sabores - única água com baixo IG?


Bem, a "água" Pedras Sabores não é água, é refrigerante.
Um ponto positivo é o facto de não conter açúcar adicionado, porém possui "açúcar" do sumo de fruta (frutose). Este "açúcar" é o responsável pelo "baixo" índice glicémico desta água.
Note-se que a água simples não possui índice glicémico!!!

Para te rires um pouco...

Wednesday, April 25, 2007

Super Bock sem álcool com sabor a pêssego

A Unicer lançou a nova cerveja: Super Bock sem álcool pêssego. Sem álcool e com sabor.
"Super Bock anuncia em horário juvenil" é um dos temas que se pode encontrar no site tv-nacional, onde se comenta o horário escolhido para a publicidade a esta cerveja (todas as manhãs, incluindo ao fim-de-semana).
De destacar o comentário de Paula Vilaraça, pedopsiquiatra: o “anúncio não deveria ser emitido” neste horário. “Duvido que crianças com quatro ou cinco anos consigam perceber que se trata de uma cerveja sem álcool.” É que, apesar de ser uma bebida não alcoólica, “continua a ser cerveja, e pode ser uma rampa de lançamento para o consumo”, defende.

Para além de concordarmos com a Dra Paula Vilaraça, na nossa opinião:
A cerveja sem álcool (sem sabor) é uma excelente opção para quem gosta de cerveja e não pode/deve consumir álcool.
Ter cervejas sem álcool com sabores permite maior variedade; porém, até que ponto essa vantagem supera as desvantagens associadas?
Uma coisa é adicionar sabor às cervejas com álcool, aumentando a possibilidade de escolha entre os consumidores habituais, outra é adicionar a cervejas sem álcool. Isso não irá aliciar adolescentes a experimentarem-na e a desejarem posteriormente "conhecer" as cervejas com álcool?

Thursday, April 19, 2007

Novas tendências do mercado...

Dar uma resposta eficaz à necessidade diária de aumentar o consumo de frutas e vegetais, permitindo comê-los em qualquer hora e em qualquer lugar. Aqui estão dois exemplos do que a indústria fez, perante as exigências da vida actual...



"Knorr Vie não contém aditivos e é 100% natural, é uma bebida exclusivamente feita de frutas e vegetais. (...) Sem adição de nenhum outro ingrediente ou de açúcar, cada dose de Knorr Vie providencia metade das necessidades recomendada pela OMS, ou seja, 200 gr. de fruta e vegetais."




"Compal essencial é um produto inovador a nível mundial. Trata-se de doses individuais de fruta que equivalem a uma peça de fruta fresca descascada e triturada, sem conservantes ou adição de açúcar."

Após uma análise sob o ponto de vista nutricional, pode dizer-se que estes produtos constituem realmente uma boa alternativa para quem não tem tempo de se sentar à mesa e uma opção prática para ultrapassar os obstáculos do consumo destes produtos em natureza. Afinal, qual é a criança que aceita levar uma laranja para a escola?

No entanto, é de preferir, sempre que possível, o consumo de frutas e vegetais na sua forma natural. Para além de ser mais económico, é desejável que as nossas crianças se familiarizem com cada um dos sabores destes alimentos desde cedo (esta é a melhor forma de fomentar o seu consumo para toda a vida!).

Wednesday, April 4, 2007

Cafeína... em que bebidas?


Deixamos os valores para comparar:





Retirado de "A Nova Roda dos Alimentos Portuguesa"

Sabemos que 1 lata de bebida energética contém entre 50 e 80mg de cafeína, menos que 1 café, o que nos faz questionar sobre o seu efeito estimulante...

Nota: a ingestão diária de cafeína deve ser limitada a um máximo de 300mg, sendo desaconselhada a crianças e adolescentes.

Tuesday, March 27, 2007

Como poupar água... comendo!

De facto pode poupar-se água ao comer.
Existem alimentos que para serem produzidos necessitam de muito mais água, podendo ser substituídos por outros do mesmo grupo que não precisem de muita água para se desenvolverem. Pode substituir-se, por exemplo, o consumo de melancia e melão por maçãs.
Porém, em Portugal a ingestão de água encontra-se na maioria dos casos abaixo das recomendações e existem outros modos simples e eficazes de poupar água. Nomeadamente, ao tomar banho, lavar os dentes, e mais importante ainda, ao nível da agricultura, onde o
método de rega utilizado deve ser bem seleccionado:
- existem métodos que direccionam e distribuem melhor a água pelas culturas, não havendo tantos despedícios;
- existem também alturas em que não é necessário regar as culturas agrícolas e os jardins, como por exemplo em dias de chuva;
- a rega deve ser realizada nas horas de menor calor.
Mas não nos parece muito correcto estarmos a aconselhar os consumidores a ingerir alimentos que exijam menos água para o seu cultivo quando em Portugal se regam os jardins municipais em dias de chuva. É triste, mas acontece...

Para os mais interessados, aqui fica o link do portal da água.

Wednesday, March 21, 2007

Dia 22 de Março: Dia Mundial da Água

O tema deste ano é "Lidar com a escassez de água"; clica nesta imagem, verás os materiais da campanha, incluindo o vídeo.

Aqui tens acesso ao:

Site do Dia Mundial da Água

Programa do Dia Mundial da Água em Roma (organizado pela FAO)

Programa do Dia Mundial da Água em Lisboa


Há quem dê valor à água...



400 MILHÕES DE CRIANÇAS PRIVADAS DE ÁGUA POTÁVEL

“As doenças provocadas pela água matam uma criança a cada quinze segundos e estão associadas a muitas outras doenças e à má nutrição”, Directora Executiva da UNICEF, Nova Iorque, 2006.


Saturday, March 17, 2007

O impacto do ÁLCOOL

Impacto nos jovens:
"50% dos jovens entre os 12 e os 15 anos já terão experimentado bebidas alcoólicas..."
Impacto na condução:
"Ao ser analisada a relação entre o Álcool e a Condução concluiu-se que Portugal detém a taxa mais elevada de mortes por acidentes de viação da União Europeia e uma das mais elevadas do Mundo.
O Instituto de Medicina Legal estima que a condução sobre a influência do álcool seja, anualmente, responsável na UE por cerca de 10 000 mortes/ano."
Impacto no emprego:
"...o álcool constitui uma das ameaças ao desempenho das organizações, sendo responsável por um elevado número de doenças profissionais e acidentes de trabalho conducentes à incapacidade, doença e morte, com reflexos na produtividade, nos custos e na própria sobrevivência das empresas."

Fonte: Centro Regional de Alcoologia do Sul: Plano de actividades 2005

Um conselho? A imagem fala por si...

Tuesday, March 13, 2007

Refrigerantes com benzeno


A revista PROTESTE, de Março de 2007, analisou 15 refrigerantes, tendo detectado benzeno em 8.

A referida revista verificou que:
"Os valores que detectámos não são preocupantes, mas representam mais uma fonte de benzeno para o nosso organismo. Tratando-se de uma substância cancerígena, a precaução manda que limitemos a exposição ao mínimo indispensável, sobretudo, no caso das crianças."

Sr. consumidor, esteja atento!!
Produtos com sumo de fruta ou ácido ascórbico (vitamina C), que contenham ácido benzóico e derivados (ex. benzoato de sódio) podem levar à formação de benzeno.

Monday, March 5, 2007

Sumo, néctar ou refrigerante: o que escolher?

Estes são exemplos de informações constantes nos rótulos de algumas bebidas.
Para uma boa escolha, é preciso estar atento às informações que eles nos dão.
Nota: a quantidade de açúcar diminui segundo a ordem refrigerante, néctar, sumo. Os primeiros ingredientes são os que existem em maior quantidade, por isso, olha sempre para a posição do açúcar na lista de ingredientes. Se quiseres saber mais sobre rotulagem vai a http://www.saudaveisescolhas.blogspot.com/, clicando em "rótulo" no texto "Uma boa escolha à distância de um rótulo...!!!".

Thursday, March 1, 2007

Será que as bebidas energéticas (exemplo, Aquarius) podem trazer problemas a pessoas que têm diabetes?

Respondendo à questão de Goreti Matos:
não é aconselhável aos diabéticos a ingestão de "açúcares" simples, pois são absorvidos rapidamente provocando picos de glicemia elevados.
Estes açúcares são desejáveis para repôr os níveis de energia numa situação de esforço intenso prolongado, mas não no dia-a-dia de uma pessoa saudável, muito menos no de um diabético.

O mais importante a reter é que as bebidas açucaradas, ao contrário da água, não devem ser consumidas "livremente".

Tuesday, February 27, 2007

Bebidas energéticas: para todos?

Já viram a publicidade da bebida energética Aquarius?
Encontra-se disponível em http://www.youtube.com/watch?v=M9U1yY1XVdE

"Se temos uma grande bebida, sem gás e com sais minerais, fazemo-la para todos aqueles que se esforçam no dia-a-dia".

Passando à informação nutricional...

Composição por 100 ml:
· Glícidos .....................6,3 gramas
· Sódio ........................22 miligramas
· Potássio ....................2,2 gramas
· Cálcio .......................0,8 gramas
· Fósforo......................1 miligrama
· Cloretos ....................24 miligramas
· Valor calórico ..............25 Kcal

Tal como outras bebidas energéticas, não é isenta de calorias, glícidos, sódio e outros nutrientes. Será, por isso, indicada para todos? Em qualquer quantidade?

Monday, February 26, 2007

Bem-vindos!!

Será que o vinho à refeição é recomendável? Só o vinho tinto?
Que quantidade de cafeína há nas bebidas energéticas e como as comparar às outras bebidas cafeinadas?
Sumo, néctar ou refrigerante: o que escolher?

Estas são algumas das questões às quais vamos tentar responder.
Deixa as tuas dúvidas sobre como saciar essa sede...